Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

2º Turno para Presidente 2018: Quando será o segundo turno?

2º Turno para Presidente 2018: As Eleições 2018 terão um segundo turno no Brasil, disputado entre o candidato Jair Bolsonaro, do PSL e Fernando Haddad, do PT.

A votação sempre acontece três semanas após o primeiro turno, ou seja, dia 28, último domingo do mês. Quem vencer assume o país a partir do dia 1º de janeiro de 2019 e irá governar por quatro anos.

2º turno para presidente 2018

Jair Bolsonaro liderou o primeiro turno nas eleições para a Presidência da República, fazendo 46,03%, num total de 49.276.897 votos. Fernando Haddad garantiu presença no segundo turno com folga, somando 29,28%, com 31.341.997 votos. Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) apareceu com 12,47% e Geraldo Alckmin (PSDB) conquistou apenas 4,76% dos eleitores.

2º Turno para Presidente 2018:

Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi deputado federal pelo Rio de Janeiro durante sete mandatos. Este ano filiou-se ao PSL para concorrer à presidência da República. Desde cedo liderava as pesquisas, junto com Luiz Inácio Lula da Silva, que foi impedido de concorrer. Bolsonaro provou nas urnas o favoritismo e quase 50 milhões de votos. Tem 63 anos.

Plano de Governo de Bolsonaro

Fernando Haddad

Ex-prefeito de São Paulo, Haddad entrou na disputa substituindo Lula. Antes, também foi ministro da Educação, sendo o responsável por expandir programas sociais como Prouni, Fies e alguns outros. Entrou para disputa do Planalto após a campanha já ter começado. Em 2016 tentou reeleição em São Paulo e acabou derrotado no primeiro turno. Tem 55 anos.

Propaganda eleitoral 2º turno para presidente

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV começa no dia 12 e segue até o dia 26 de outubro. Os programas irão ao ar de segunda-feira até sábado, em dois horários diários. Fernando Haddad e Jair Bolsonaro terão cinco minutos para mostrarem suas propostas, diferente do primeiro turno onde o tempo era dividido de acordo com o número de deputados na coligação.

Como ficarão os apoios?

O PSOL de Guilherme Boulos irá apoiar o PT, o PSDB em alguns estados liberou sus filiados a tomarem posições próprias, em São Paulo, o candidato ao governo João Dória disse que apoiará Bolsonaro. O PDT deverá realizar apoio “crítico” a Fernando Haddad. O NOVO não deverá apoiar o PT, e ainda não decidiu se seguirá Bolsonaro. O Podemos, de Álvaro Dias, deverá apoiar Bolsonaro. Marina Silva ainda não tomou posição.

Como ficaram as bancadas?

Os partidos dos dois candidatos ao Palácio do Planalto foram os que mais elegeram deputados federais. O PT conquistou 56 cadeiras, ante 52 do PSL. O PC do B, que está na coligação “O Povo Feliz de Novo”, liderada por Haddad, elegeu 9, enquanto o Pros fez 8 deputados federais. Já o PRTB que está com Bolsonaro não elegeu ninguém.

Horário de Verão

O horário de verão foi adiado para novembro, visando não atrapalhar a divulgação dos resultados da apuração. Inicialmente começaria no dia 4 de novembro, mas, devido ao Enem, foi alterado novamente, passando a valer somente no dia 18 do mês que vem. Mesmo sem horário de verão, os resultados da apuração para a Presidência só podem ser divulgados após as 19h, devido ao horário de alguns estados.

2º Turno para Presidente 2018: Quando será o segundo turno?
5 (100%) 1 vote

Comentário