Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Como funciona o Título de Eleitor Digital

Como funciona o Título de Eleitor Digital – O título de eleitor é um documento de muita importância, pois permite que o cidadão brasileiro participe da política do país. Além disso, o título eleitoral é exigido em diversas outras situações como processos seletivos em universidades e concursos e também é requisitado, em alguns casos, pelo empregador na hora da contratação.

A novidade é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um aplicativo, o E-título, que visa substituir o título de eleitor impresso. Segundo o anúncio, desde o ano passado o sistema virtual já poderá ser utilizado. Para saber como funciona o Titulo de Eleitor Digital continue a leitura.

Veja também:

O que é Título de Eleitor Digital?

O E-título é uma aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que pode ser baixado gratuitamente pelos eleitores. O aplicativo está disponível na Google Play para o sistema Android e por meio do App Store para o sistema IOS.

Gilmar Mendes, presidente e ministro do Supremo Tribunal Federal, ressaltou que com essa medida as impressões devem diminuir, com isso haverá uma economia para Justiça Eleitoral.

Além disso, o E-título facilitará a vida dos eleitores nesse aspecto, já que só será necessário apresentar a tela do aplicativo. Também tornará o documento e os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, já que com o título impresso sempre há o risco de perda e danos no documento.

Como funciona o Título de Eleitor Digital

Também haverá uma diminuição no tempo de atendimento nos cartórios e consequentemente uma diminuição da necessidade de deslocamentos até o cartório eleitoral.

Como funciona o Título de Eleitor Digital?

Como funciona o Título de Eleitor Digital – o documento digital apresenta novidades em relação ao documento impresso e é mais completo que o título comum. No E-título o eleitor encontrará informações sobre quitação eleitoral, local da votação (incluindo mapas), dados sobre o cadastramento biométrico etc.

O E-título exibirá também a foto do eleitor, tirada no momento do recadastramento da biometria, no caso em que o título de eleitor digital não apresenta foto o documento não poderá ser usado como documento de identificação na hora da votação. No site do TSE tem mais informações sobre p e-titulo.

Para utilizar o E-título basta apresentar a tela do aplicativo com os dados eleitorais na hora do voto.

Como funciona o Título de Eleitor Digital

Vídeo sobre o e-Titulo: Onde está meu título?

Título impresso:

Apesar dos eleitores, terem a possibilidade de apresentar na hora do voto o documento digital diretamente na tela do tablete ou smartphone com o E-título, o título impresso que é o documento tradicional continuará valendo.

Nesse caso, como já é exigido, além do título de eleitor, é necessário que o eleitor em questão apresente um documento de identificação com foto, como a carteira de identidade.

Ficou com dúvidas sobre como funciona o Título de Eleitor Digital? Deixe nos comentários.

Comentário