Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Como transferir o título de eleitor

Como transferir o título de eleitor – É importante se lembrar dos deveres eleitorais quando fizer uma mudança de município, Estado ou país.

Quando uma dessas variáveis acontecem é necessário solicitar a transferência do título de eleitor perante o cartório eleitoral mais próximo. Porém essa solicitação deverá ser feita próximo a nova residência.

Assim como o processo para a retirada do título, quando se quer transferir o título de eleitor alguns documentos se fazem necessários. São eles:

  • Documento de identificação original: Carteira de Identidade (RG). Carteira de Trabalho, passaporte que contenha o nome dos pais ou Certidão de Casamento;
  • Comprovante de residência: O comprovante de Residência precisa ter o nome do eleitor que deseja fazer a transferência e precisa ser recente também. Tendo uma data de até 03 meses. Os comprovantes podem ser contas de luz ou de água ou qualquer fatura de cartão de crédito ou boleto. Não precisa estar pago, ele servirá apenas para confirmar o endereço desejado para se realizar a transferência;
  • Título de Eleitor: Esse item não é obrigatório, mas o processo será mais rápido com a apresentação do título todo em si. Pois no título já contém a zona eleitoral da qual o eleitor realiza a votação.

Como transferir o título de eleitor

Requisitos Legais para se realizar a transferência do título eleitoral

  • Morar por pelo menos 3 meses no novo município ou Estado;
  • Estar totalmente quite com a justiça eleitoral ou realizar a regularização perante a mesma;
  • Transcurso de no mínimo um ano ou de três meses da última transferência ou da realização do título.

Alguns casos possuem exceções como:

  • Transferência da zona eleitoral por motivos de remoção ou transferência devido a atividade profissional. Para tal caso não haverá a exigência de residência mínima de três meses no novo domicilio.

O que a transferência implica

Sempre que houver uma transferência de título de eleitor, um novo título será emitido. Porém o número inscrito no título eleitoral permanecerá o mesmo. Ou seja, ele não muda.

Transferência de Título de eleitor dentro da mesma cidade

Tendo em mãos os mesmos documentos do qual utilizou para a realização do título, procure o cartório eleitoral no qual se encontre inscrito e peça para que façam a transferência. Nisso os seus dados serão revistos e a transferência realizada.

Em períodos de eleição é importante lembrar que a transferência só poderá ser feita com pelo menos 151 dias de antecedência das votações. Caso o processo não seja feito nesse tempo, será preciso justificar a ausência do voto.

Veja também:

Título de eleitor cancelado

Como transferir o título de eleitor para outro país

O procedimento adotado para se transferir o título de eleitor para outro país não é muito diferente do que o procedimento realizado para se transferir o título de eleitor para outro município ou Estado.

Caso o eleitor inscrito no Brasil resida no exterior ele poderá estar solicitando a transferência apresentando alguns documentos na embaixada do Brasil ou repartição consular brasileira que possuí um vínculo com à residência do eleitor que deseja realizar a transferência.

Para aqueles que já realizaram a transferência do título de eleitor para um país, mas desejam mudar para outro, o mesmo procedimento deve ser adotado.

Os documentos necessários para se transferir o título de eleitor para outro país são:

  • Documento de Identificação
  • Visto do eleitor
  • Título de eleitor

Como transferir o título de eleitor pela Internet

Infelizmente tal procedimento ainda não é possível. Mas o requerimento de transferência pode ser realizado pela internet sim. As únicas condições é o eleitor morar por pelo menos 3 meses na nova residência.

Comentário