Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Consultar situação eleitoral

Consultar situação eleitoral – O processo para se consultar a situação eleitoral do eleitor pode ser realizado das seguintes formas:

  • Via Internet: podendo ser realizado no conforto de sua própria casa apenas com o nome do eleitor ou o número do título de eleitor
  • Pelo telefone: A consulta por telefone é feita pela Central de atendimento eleitoral. O número varia de acordo com as regiões e o horário de funcionamento é sempre de segunda a sexta-feira em horário comercial.
  • No cartório eleitoral em que o eleitor efetuou o cadastro

Como consultar situação eleitoral – Internet

A consulta pela internet é rápida e fácil. Não consume muito tempo de quem a realiza.

Basta o eleitor acessar o site do TER – Tribunal Regional Eleitoral – e clicar na opção “título e local de votação” que sempre ficará localizado no canto de cima da tela. Clicando na opção desejada o eleitor será redirecionado para uma página onde deverá selecionar a opção ”consulta por nome”.

Quando a opção for selecionada, basta a pessoa informar o que está sendo solicitado como:

  • Nome do eleitor
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe – marcar a opção “não consta” ou “em branco” caso não tenha nada escrito na certidão de nascimento.

Se por acaso o eleitor preencher de maneira incorreta as informações solicitadas ocorrerá erro. As informações precisam estar compatíveis com as que estão contidas no cadastro do eleitor e todos os acentos devem ser incluídos no momento em que for preencher o nome e o nome da mãe, se for o caso.

Caso tudo esteja correto, confirme as informações que a página será recarregada em uma nova informação. Nela irá conter os dados informativos e a situação do eleitor que pode ser regular, irregular e cancelada.

Caso a situação esteja regularizada significa que o eleitor está apto a votar e a usufruir de seus direitos civis e políticos. Caso o eleitor queira ir mais afundo e verificar se não consta realmente nenhum tipo de débito, poderá estar emitindo o Certificado de Quitação eleitoral pelo próprio site do Tribunal Eleitoral.

Consultar situação eleitoral

Como consultar situação eleitoral – Cartório Eleitoral

Para realização da consulta da situação eleitoral no próprio cartório será necessário levar documentos básicos como:

  • RG
  • Comprovante de residência
  • Título de Eleitor

O cartório para se consultar a situação eleitoral deverá ser o mesmo em que o eleitor efetuar o cadastro anteriormente.

Como consultar situação eleitoral – Central de Atendimento Eleitoral

Pelo telefone, a partir de algumas informações pessoais, é possível verificar a situação eleitoral da pessoa. Porém nem sempre isso acontece, pois, o fluxo de ligações diárias são constantes. O que geralmente acontece é o eleitor conseguir pegar um encaminhamento para o cartório eleitoral e lá realizar a verificação de sua situação atual.

Esse método não é o mais recomendável e nem o mais utilizado. A melhor forma de consultar a situação eleitoral é pela internet.

Veja também:

Consultar título de eleitor

O que fazer quando o título não se encontra regularizado

Basicamente, tentar regularizar tudo o mais rápido possível. Antes de dois meses, melhor dizendo. Assim que completa dois meses de pendências eleitorais há multas a pagar, além de bloqueios civis de extrema importância para a vida do cidadão.

Essas consultas via internet também poderão ser realizadas caso a pessoa more no exterior. Nesse caso, a opção online é a mais recomendada. Porém a consulta também poderá ser feita no consulado brasileiro ou na embaixada do Brasil.

Consultar situação eleitoral
5 (100%) 1 vote
One Response to “Consultar situação eleitoral”
  1. KAREN 23 de novembro de 2017

Comentário