Consultar título de eleitor – Mesmo que não seja um dos documentos pessoais mais utilizados por muitos brasileiros, o título de eleitor é o tão importante quanto uma CNH ou RG por exemplo. Ele é o que vai te dar o direito de escolher o destino de seu país, cidade e Estado.
Caso você queira descobrir o número do seu título de eleitor – a sequência de números do documento – poderá estar obtendo essa informação através de procedimentos básicos e que não consomem muito o tempo de quem deseja fazer a consulta.
Consultar título de eleitor – Cartório eleitoral
É possível realizar a consulta do título de eleitor através do cartório eleitoral em que a pessoa estiver inscrita. Para isso, serão necessários alguns documentos básicos como:
- Documento de identificação oficial com foto que pode ser a carteira de habilitação, passaporte, carteira de identidade ou carteira de trabalho.
- CPF.
Consultar título de eleitor – Central de Atendimento do Eleitor
O procedimento adotado na Central de Atendimento do Eleitor é o mesmo adotado no Cartório eleitoral em que a pessoa está inscrita. É importante levar os documentos necessário – RG e CPF – ou agendar via telefone o melhor horário para atendimento.
Consultar título de eleitor – Pela Internet
A consulta do título de eleitor pela internet é realizada apenas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No menu “eleitor” a pessoa deverá clicar na opção de “Título e local de votação” no canto superior da tela.
Logo depois você será redirecionado para uma página onde vai escolher a opção ”consulta por nome”. A opção “consulta por título” é destinada para aquelas que desejam saber o local em que realiza a votação, já tendo em mãos o número do título eleitoral. O que não é o caso.
Passo a Passo
Quando a opção for selecionada a pessoa deverá preenche-la com seus dados pessoais:
- Nome do eleitor
- Data de nascimento
- Nome da mãe – marcar a opção “não consta” ou “em branco” caso não tenha nada escrito na certidão de nascimento.
É importante frisar que todas as informações têm que estarem idênticas as que estão contidas na identificação pessoal do eleitor. No momento em que for escrever o nome e o nome da mãe tem que ser incluído os acentos se tiverem.
Caso alguma das informações for preenchida de forma incorreta, o próprio sistema se encarrega de mostrar o erro cometido para que o mesmo possa ser corrigido.
Assim que todas as informações forem devidamente preenchidas basta selecionar a opção “consultar”. O número de inscrição será o número do seu título de eleitor. Localizado bem abaixo da identificação. Lá também estarão as informações da sua secção e zona eleitoral, juntamente com o endereço do local de votação.
É bastante comum, como em períodos próximo as eleições, o sistema pode ficar lento devido ao congestionamento de acessos.
Caso isso aconteça é recomendável que a pessoa tente em outro horário quando o fluxo de acessos for menor ou que se dirija ao cartório eleitoral para que se já realizada uma breve consulta e também a solicitação da segunda via do título de eleitor caso o eleitor tenha perdido seu título.
Cópia sem um registro formal não poderá ser utilizado no momento da votação. O título de eleitor contém uma marca d’água o que é de extrema importância para que seja comprovada a sua originalidade.
Confira também:
Consultar título de eleitor – Central de Atendimento do Eleitor
O procedimento adotado na Central de Atendimento do Eleitor é o mesmo adotado no Cartório eleitoral em que a pessoa está inscrita. É importante levar os documentos necessário – RG e CPF – ou agendar via telefone o melhor horário para atendimento.
Tabela com o número da Central de Atendimento do Eleitor
Os horários de atendimento nos seguintes números são realizados em horário comercial.