Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Documentos necessários para tirar título de eleitor

Documentos necessários para tirar título de eleitorTirar o título de eleitor é um procedimento rápido e fácil quando se faz o pré-cadastro de forma online, evitando assim filas desnecessárias e sobre carga nos sistemas.

Qualquer pessoa acima dos 16 anos pode tirar o título de eleitor. Para isso serão necessários documentos básicos que vão ser gravados no sistema junto com os novos modelos de título – os títulos eleitorais biométricos.

Quais são os documentos necessários para tirar o título de eleitor

A lista abaixo explica todos os documentos e a sua respectiva importância:

  • Documento de identificação original: Carteira de Identidade (RG). Carteira de Trabalho, passaporte que contenha o nome dos pais ou Certidão de Casamento. A carteira profissional também poderá ser aceita como documento de identificação.
  • Comprovante de residência: O comprovante de Residência precisa ter o nome do eleitor que deseja fazer a transferência e precisa ser recente também. Tendo uma data de até 03 meses. Os comprovantes podem ser contas de luz ou de água ou qualquer fatura de cartão de crédito ou boleto. Caso quem esteja tirando o título de eleitor seja menor de idade, basta o responsável acompanha-lo ou levar a certidão de nascimento em que conste o nome do responsável no comprovante de residência. Assim o parentesco entre os dois será comprovado.
  • Comprovante de quitação perante a junta militar: Esse documento será necessário apenas se o futuro eleitor tiver mais de 18 anos e for do sexo masculino.

Quem deve apresentar os documentos necessários para tirar título de eleitor

Existe um grupo de pessoas dos quais possuem voto facultativo e outro grupo do qual não pode votar.

Esses dois grupos não precisam tirar o título de eleitor e consequentemente não precisam apresentar nenhum documento comprobatório para tal coisa. Fazem parte desses grupos aqueles que se enquadram como:

  • Menores de 16 anos – não possuem o voto obrigatório mas podem votar se assim desejarem
  • Maiores de 70 anos – também possuem voto facultativo mas podem votar ou realizar um novo cadastro biométrico se assim desejarem
  • Estrangeiros – já que não fazem parte nacionalmente do país e não realiza nenhuma atividade significativa para o país, é vetada sua participação às decisões políticas do país.

Documentos necessários para tirar título de eleitor

Documentos necessários para tirar título de eleitor no exterior

No exterior os documentos necessários para tirar o título de eleitor são entregues na embaixada ou repartição consular brasileira que é responsável pelo vínculo com a cidade em que o eleitor vive. No exterior, além dos documentos, também será solicitado cópia dos mesmos.

Veja também:

Consultar situação eleitoral

Os documentos são:

  • Documento oficial brasileiro de identificação – podendo ser:
  • RG
  • Carteira profissional
  • Certidão de casamento
  • Comprovante de residência no exterior ou uma declaração em formato PDF
  • Caso o eleitor seja do sexo masculino será necessário o Certificado de Quitação Militar. A idade é para os homens entre 18 e 45 anos.

Em anos eleitorais é imprescindível que toda a documentação para tirar título de eleitor, vinda do exterior ou não, seja entregue e toda a regularização feita em até 151 dias antes da data da eleição. Caso no exterior o eleitor precise regularizar qualquer coisa durante o período de eleição, um cartório da Zona Eleitoral do Exterior deverá ser comunicado para que as devidas providencias sejam tomadas.

A emissão do título de eleitor no exterior também será imediata assim que a análise em Brasília for realizada.

Para mais informações ligue para o telefone (+5561) 2196-6147/6157. – O Cartório Eleitoral do Exterior situa-se no Setor de Habitações Individuais Sul (SHIS), QI 13, Lt. I, Lago Sul, Brasília/DF

Documentos necessários para tirar título de eleitor
5 (100%) 1 vote

Comentário