Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Título de Eleitor Digital, e-Titulo

O TSE lançou o aplicativo Título de Eleitor Digital, e-Titulo. Uma versão digital do documento tradicional.  O Tribunal Superior Eleitoral adotou este aplicativo que foi desenvolvido pelo TRE – AC, essa novidade deve estar disponível para todos até 2020.

O Título de Eleitor Digital, e-Titulo, poderá ser uma grande alternativa a emissão de títulos, o que trará economia para o TSE e também será muito benéfico para os eleitores, que agora terá o seu titulo à palma da mão.

O que é o Título de Eleitor Digital, e-Titulo?

O Título de Eleitor Digital:, chamado de e-Titulo, nada mais é do que um aplicativo de celular, que poderá ser baixado em seu Smartphone, possibilitando ter seu documento em formato digital, a grande novidade é que no aplicativo o titulo de eleitor terá foto, o que fará com que não precise levar um documento de identificação com foto.

Outra noticia boa é que com o aplicativo do Título de Eleitor Digital, e-Titulo, o cidadão não precisará mais tirar segunda via do documento, uma vez que todas as informações estão contidas no aplicativo do e-Titulo! É o fim das filas, das idas aos cartórios para tirar se segunda via deste documento muito importante para a decisão do cidadão na hora de votar!

Título de Eleitor Digital, e-Titulo

Como baixar Título de Eleitor Digital, e-Titulo?

Para baixar é bem simples, basta acessar o Google Play do seu aparelho Smartphone android, quem usai o sistema operacional iOS, no caso da Apple, terá que aguardar alguns dias até que seja disponibilizado também para este sistema.

Clique neste link Google Play ou se estiver em seu Smartphone vá até o Google Play e procure por e-Titulo.

Como funciona o Aplicativo e-Titulo

Apos baixar o app do Título de Eleitor Digital, e-Titulo em seu celular, insira o seu nome, a data de nascimento, o numero do seu titulo, o nome de sua mãe e do seu pai e clique em “Acessar”. Depois desta etapa, o Título de Eleitor Digital, e-Titulo será liberado e validado, após o primeiro acesso, o documento do e-Titulo ficará gravado no celular e sempre disponível para  eleitor.

Além do titulo de eleitor digital disponível no aplicativo, o eleitor também terá acesso a informações sobre quitação eleitoral. Além disso, tem um QR Code que pode ser usado para validar essa informação de quitação eleitoral.

Vídeo sobre o e-Titulo

Novidades do e-Titulo

Essa nova versão digital do documento do eleitor traz novidades em relação ao documento impresso. Na versão digital do titulo de eleitor, agora constará a foto que o identificará na ora da votação, assim não haverá mais a necessidade de levar um documento de identificação com foto.

Quem pode usar o Título de Eleitor Digital

Só podem usar o e-Titulo apenas o eleitor que já fez o recadastramento biométrico, pois no recadastramento é capturada a foto do eleitor e as impressões digitais. Mas, mesmo quem não fez a biometria do titulo de eleitor pode baixar o aplicativo e usar no dia da eleição, mas terão que levar um documento com foto, pois está não constará ainda no aplicativo.

Também quem quiser continuar usando o documento impresso, poderá usar, nada impede isso, continuará sendo válido!

Conclusão

Agora com tantos serviços sendo disponibilizados em aplicativos, como o caso do Título de Eleitor Digital, e-Titulo, o cidadão será beneficiado pela tecnologia à palma da mão.  O titulo digital funcionará de uma maneira bem interessante, deverá ser mais para frente, creio que até a próxima eleição, um portal de acesso a vários outros serviços que você só encontra no TRE, como a possibilidade de a pessoa saber o seu local de votação e se está em dia com a Justiça Eleitoral (quitação eleitoral).  Será até possível, futuramente, fazer a  justificativa eleitoral pelo aplicativo.

Por enquanto esta versão ainda não tem estes serviços, mas futuramente tudo estará disponível neste app.

No Responses to “Título de Eleitor Digital, e-Titulo”

Comentário