Como tirar título de Eleitor

Como tirar título de Eleitor – Para aqueles que serão eleitores de primeira viagem, é comum surgirem dúvidas referentes a como tirar o título de eleitor.

A forma de como tirar título de eleitor é bastante simples e deve ser agendado com antecedência via Internet para um cartório próximo a residência ou trabalho do eleitor. O agendamento é importante pois evita a criação de filas, esperas desnecessárias e sobrecargas no sistema de cadastro.

O processo de como tirar título de eleitor

A forma de como tirar título de eleitor vai depender muito da região em que a pessoa mora. A maior parte do Brasil faz um pré-cadastro que agiliza todo o procedimento. Para se realizar o cadastro eleitoral oficial são necessários alguns documentos como:

  • Carteira de Identidade original com foto que foi emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional.
  • Carteira de Trabalho
  • Certidão de nascimento/casamento
  • Comprovante de residência para que haja a comprovação do domicilio eleitoral
  • Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo caso quem deseje tirar o título eleitoral seja do sexo masculino e maior de 18 anos.

Considerações importantes de como tirar título de eleitor

Alguns documentos não são aceitos no momento em que se vai tirar o título. São eles:

  • Carteira Nacional de Habilitação: Já que não possuí a nacionalidade do indivíduo
  • Os novos modelos de passaporte: Já que não possuí mais a filiação. Porém os modelos antigos ainda são aceitos.
  • Para os futuros eleitores do sexo masculino e maiores de 18 anos, o “certificado de eximido” não é aceito para a comprovação de quitação perante a junta militar. Isso porque os certificados são emitidos por pessoas que se reusaram a prestar serviço militar obrigatório.

Outra observação importante é quanto a comprovação da residência daqueles que serão eleitores de primeira viagem. A conta de água, de luz ou qualquer fatura de cartão de crédito que esteja com o nome do titular e com o endereço indicado como referência eleitoral, será aceito. Caso a pessoa não possua o comprovante de residência em seu nome, mas no nome de algum familiar, ele deverá levar um documento que comprove a familiaridade mencionada.

Veja também:

Título eleitoral

Quem pode e quem não pode tirar o título de eleitor

Agora que como sabe como tirar título de eleitor, chegou a hora de saber se você se enquadra nos requisitos.

Todo brasileiro nato ou naturalizado que seja alfabetizado e possua uma idade entre 16 e 70 anos, pode tirar o título de eleitor.

Jovens menores de 18 anos não são obrigados a tirar o título eleitoral mas podem tirar a partir dos 16 anos caso deseje.

Porém é vedado a retirada do título eleitoral aqueles que:

  • São estrangeiros
  • Analfabetos
  • Estar cumprindo serviço militar
  • Estar cumprindo uma pena criminal
  • Estar legalmente interditado pela justiça

Considerações Finais

Basicamente a forma de como se tirar o título de eleitor é bastante fácil, porém um pouco burocrática. Mas seguindo todas as instruções de maneira correta a pessoa saí com o título de eleitor na hora. Ele não pode ser entregue via Correios e nem imprimido via Internet. É possível fazer um pré-cadastro pela internet, mas tudo deverá ser valido em um prazo máximo de cinco dias. Caso contrário as informações enviadas serão desconsideradas.

Como tirar título de Eleitor

O motivo do não envio pelos correios é que o seu título eleitoral já é impresso na hora contendo uma marca d’água que também não pode ser imprimida e assim já liberado para o eleitor.

Comentário