Consultar título de eleitor

Consultar título de eleitor – Mesmo que não seja um dos documentos pessoais mais utilizados por muitos brasileiros, o título de eleitor é o tão importante quanto uma CNH ou RG por exemplo. Ele é o que vai te dar o direito de escolher o destino de seu país, cidade e Estado.

Caso você queira descobrir o número do seu título de eleitor – a sequência de números do documento – poderá estar obtendo essa informação através de procedimentos básicos e que não consomem muito o tempo de quem deseja fazer a consulta.

Consultar título de eleitor – Cartório eleitoral

É possível realizar a consulta do título de eleitor através do cartório eleitoral em que a pessoa estiver inscrita. Para isso, serão necessários alguns documentos básicos como:

  • Documento de identificação oficial com foto que pode ser a carteira de habilitação, passaporte, carteira de identidade ou carteira de trabalho.
  • CPF.

Consultar título de eleitor – Central de Atendimento do Eleitor

O procedimento adotado na Central de Atendimento do Eleitor é o mesmo adotado no Cartório eleitoral em que a pessoa está inscrita. É importante levar os documentos necessário – RG e CPF – ou agendar via telefone o melhor horário para atendimento.

Consultar título de eleitor – Pela Internet

A consulta do título de eleitor pela internet é realizada apenas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No menu “eleitor” a pessoa deverá clicar na opção de “Título e local de votação” no canto superior da tela.

Logo depois você será redirecionado para uma página onde vai escolher a opção ”consulta por nome”. A opção “consulta por título” é destinada para aquelas que desejam saber o local em que realiza a votação, já tendo em mãos o número do título eleitoral. O que não é o caso.

Passo a Passo

Quando a opção for selecionada a pessoa deverá preenche-la com seus dados pessoais:

  • Nome do eleitor
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe – marcar a opção “não consta” ou “em branco” caso não tenha nada escrito na certidão de nascimento.

É importante frisar que todas as informações têm que estarem idênticas as que estão contidas na identificação pessoal do eleitor. No momento em que for escrever o nome e o nome da mãe tem que ser incluído os acentos se tiverem.

Caso alguma das informações for preenchida de forma incorreta, o próprio sistema se encarrega de mostrar o erro cometido para que o mesmo possa ser corrigido.

Assim que todas as informações forem devidamente preenchidas basta selecionar a opção “consultar”. O número de inscrição será o número do seu título de eleitor. Localizado bem abaixo da identificação. Lá também estarão as informações da sua secção e zona eleitoral, juntamente com o endereço do local de votação.

É bastante comum, como em períodos próximo as eleições, o sistema pode ficar lento devido ao congestionamento de acessos.

Caso isso aconteça é recomendável que a pessoa tente em outro horário quando o fluxo de acessos for menor ou que se dirija ao cartório eleitoral para que se já realizada uma breve consulta e também a solicitação da segunda via do título de eleitor caso o eleitor tenha perdido seu título.

Cópia sem um registro formal não poderá ser utilizado no momento da votação. O título de eleitor contém uma marca d’água o que é de extrema importância para que seja comprovada a sua originalidade.

Confira também:

Como tirar título de eleitor

Consultar título de eleitor – Central de Atendimento do Eleitor

O procedimento adotado na Central de Atendimento do Eleitor é o mesmo adotado no Cartório eleitoral em que a pessoa está inscrita. É importante levar os documentos necessário – RG e CPF – ou agendar via telefone o melhor horário para atendimento.

Tabela com o número da Central de Atendimento do Eleitor

Os horários de atendimento nos seguintes números são realizados em horário comercial.

Consultar título de eleitor

No Responses to “Consultar título de eleitor”

Comentário