Qual o Plano de governo Bolsonaro?

Confira aqui o Plano de governo Bolsonaro – Bolsonaro carrega consigo três bandeiras principais, prometendo melhorar a segurança, a saúde e a educação no país. Buscará reduzir os crimes e a corrupção.

A ideia é proporcionar um governo liberal, reduzindo a taxa de juros, aumentando os empregos e proporcionando maior confiança para realizarem investimentos.

plano de governo Bolsonaro

Quem é Jair Bolsonaro?

Natural de Glicério, um município no interior paulista, Jair Bolsonaro construiu sua carreira política no Rio de Janeiro. Foi vereador entre 1989 e 1991, passando em seguida a ser deputado federal, eleito por sete mandatos consecutivos. Aos 63 anos disputa pela primeira vez a cadeira de presidente da República, liderando o primeiro turno com mais de 46% dos votos válidos.

Plano de Governo Bolsonaro – Saúde

Bolsonaro propõe em seu plano de governo unificar nacionalmente o prontuário médico, para que diferentes médicos possam acessar em consultas futuras. Planeja também fazer um credenciamento nacional dos médicos, fazendo com que todos possam prestar serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS). O plano de governo indica ainda cuidados com regiões afastadas e carentes, que possuem poucos médicos.

Plano de Governo Bolsonaro – Segurança

Um dos principais pontos da campanha de Jair Bolsonaro é a liberação das armas de fogo, para isso, compara a questão da violência com outros países onde as armas são liberadas. O Plano de Governo indica ainda que muitos estão mais preocupados com os bandidos que morrem do que com a segurança dos policiais. Bolsonaro propõe cinco questões que ajudarão a reduzir homicídios, roubos e estupros, por exemplo.

Com isso, buscará capacitar as forças policiais, investindo em tecnologia; acabar com a progressão de penas; reduzir a maioridade penal para 16 anos; reformular o Estatuto do Desarmamento, garantindo legitima defesa; garantir os direitos dos policiais; tipificar como terrorismo a invasão de propriedades rurais no Brasil; retirar da Constituição as relativizações de propriedade privadas; e redirecionamento das polícias de direitos humanos, priorizando as vítimas.

Confira mais sobre o plano de  governo no site do TSE

Plano de Governo Bolsonaro – Educação

Jair Bolsonaro pretende modernizar a educação brasileira, para isso, o plano indica mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acabando com a aprovação automática, exigindo disciplina dos alunos em salas de aulas. Outra ideia é integrar o ensino superior, que passaria a ser controlado pelo Governo Federal, o ensino médio pelos Estados e o fundamental pelos municípios.

Bolsonaro pretende ainda estimular o empreendedorismo no país, fazendo com que as pessoas saiam dos cursos superiores sabendo como transformarem o conhecimento em produtos que possam gerar lucros. Pretende ainda avançar na questão de pesquisas, que deverão ser focadas em empresas, onde os estudos vão variar conforme a região do país.

Plano de Governo Bolsonaro – Economia

Quem acompanhou debates ou entrevistas sabe que este não é o ponto forte do candidato, a economia deverá ser gerida por Paulo Guedes. A ideia é proporcionar crescimento, geração de empregos, ajudando a população que se encontra em situação precária. As políticas populistas devem ser evitadas, controlando a inflação.

Uma das propostas é dividir a economia em duas, deixando de um lado o Banco Central e do outro o Ministério da Economia. Para isso, uniria diferentes ministérios, como Fazenda, Planejamento, e Indústria e Comércios. Os bancos públicos, como Caixa e Banco do Brasil também fariam parte da nova pasta.

Quais candidatos apoiam o Bolsonaro?

  • João Amoedo – candidato a presidente derrotado no 1º turno
  • João Doria (PSDB) – Candidato ao governo de SP no segundo turno
  • Paulo Skaf (MDB) – Candidato derrotado ao governo de SP
  • Eduardo Leite (PSDB) – Candidato ao governo do Rio Grande do Sul no 2º turno

Por enquanto são estes os candidatos que já se manifestaram.

Comentário